O que é Realidade Virtual?

A tecnologia de interface conhecida como VR ou Realidade Virtual, é desenvolvida por um sistema computacional capaz de simular, o máximo possível, a realidade.

Você provavelmente já reparou, passeando pelo shopping, algumas pessoas em um carrinho, como aqueles de montanha russa, mas que ficavam presos ao chão. Essas pessoas utilizavam uns óculos que transmitia uma aventura igual de uma montanha russa sem precisar sair do lugar. Essa tecnologia de interface é conhecida como VR, Virtual Reality, ou Realidade Virtual, é desenvolvida por um sistema computacional capaz de simular, o máximo possível, a realidade.

A realidade virtual, muito utilizada para o entretenimento, está presente em óculos, cobrindo os olhos, e headsets, cobrindo olhos e orelhas, sendo capaz de provocar com o usuário uma interação, trazendo para este, estímulos visuais, auditivos e até mesmo táteis, provocando uma ótima experiência aos usuários.

Essa tecnologia teve os estudos iniciados em 1950 pela Força Aérea dos Estados Unidos, a fim de simular testes com voos e desde então vem evoluindo cada vez mais.

Hoje, disponível para qualquer usuário, simula não somente a realidade 3D, mas também acompanha os movimentos realizados da cabeça do usuário. A VR muito utilizada em jogos faz com que os usuários possam usufruir de cenários e mundos criados pelos computadores. Não somente utilizada em jogos, o VR também é utilizado em comunicação à distância, simulações, segurança, entre outros.

Você já usou ou conhece essa tecnologia? Deixe sua opinião sobre a Realidade Virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *